quarta-feira, maio 16, 2007


No JN, notapé e apenas a imagem do delegado na CPI.
O JN não colocou no ar a fala do delegado da PF.



A CULPA É DOS PILOTOS DO LEGACY
Paulo Henrique Amorim
Máximas e Mínimas 388



. Para a Polícia (Republicana) Federal a culpa é dos pilotos do Legacy.



. Quem ler os portais na internet, depois do depoimento do delegado Renato Sayão, da Polícia (Republicana) Federal, na CPI do Apagão, na Câmara, fica com a impressão de que a investigação encontrou dois culpados: os pilotos do Legacy e os controladores de vôo.




. Papo furado.


. A Polícia Federal vai pedir o indiciamento dos pilotos do Legacy.



. O resto é malabarismo da mídia conservadora (e golpista), que jogou e joga na ficha de acusar os controladores, para desestabilizar o Governo Lula e livrar a empresa dona do Legacy , a americana Excel, da responsabilidade de pagar indenização às famílias de 154 brasileiros mortos no desastre da Gol.




. A certa altura do depoimento, o deputado Marco Maia (PT-RS), relator da CPI, perguntou: em caso de dúvida entre os pilotos do Legacy e os controladores de vôo – sobre plano de vôo, via que o Legacy deveria seguir, que equipamentos a bordo deveriam estar ligados –, diante de dúvidas desse tipo, perguntou o deputado Maia ao delegado Sayão: de quem é a responsabilidade – dos pilotos do Legacy ou dos controladores ?



. Resposta do delegado Sayão: a responsabilidade é dos pilotos do Legacy.



. O delegado deixou solarmente claro: a responsabilidade pela condução do vôo é dos pilotos do Legacy.
. Se não tivesse contato com a torre, se não soubesse que trajetória seguir, qualquer que fosse a incerteza, A RESPONSABILIDADE PELA CONDUÇÃO DO AVIÃO É DOS PILOTOS – testemunhou o delegado.
. O delegado não sabe se os controladores têm culpa. Para ficar claro: NÃO SABE SE OS CONTROLADORES TÊM CULPA.
. Não sabe, porque, como são militares, a investigação terá de ser feita pela Aeronáutica.
. Portanto, se a mídia conservadora (e golpista) quiser atribuir ao delegado Sayão qualquer responsabilidade aos controladores, será incorreto.
. O que o delegado falou foi: há indícios (indícios não são provas, como se sabe) de que os controladores, quando o Legacy sumiu do radar, poderiam tomar providencias que não tomaram. Por exemplo, considerar o Legacy desaparecido e acionar mecanismos de emergência.
. Isso tudo, disse e repetiu o delegado Sayão, será investigado pela Aeronáutica.
. Em resumo: se o transponder (ou TCAS) do Legacy estivesse ligado 154 brasileiros não teriam morrido.

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